quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pássaro de Circo

Já sonhei ser dezenas de coisas. Artista plástica, cantora, estilista, bailarina, atriz, escritora, pianista, dentre outras. Hoje - confesso! - meu maior sonho é ir pra universidade estudar artes.
Também tiveram aquelas que hoje são inconcebíveis: Médica, professora, astronauta...
Mas acho que a ideia mais absurda e fantástica de todas foi a de ser trapezista de circo. Não que agora eu pense com muita sensatez, é que eu tinha uns cinco anos pelo menos. Eu e meu primo imaginávamos o dia em que fugiríamos com o circo, pular em um trem em movimento, sendo que nem haviam trens.
Ainda lembro daquele encantamento, a lona grande parecendo ser tão leve quanto um lençol, as maçãs-do-amor, meu medo de palhaços e os bichos - eu amava! É claro que nada superava a nuca encurtada tentando levar os olhos o mais alto possível e lá encima dois ou três pássaros sem penas: Trapezistas!
As vezes até esqueço isso tudo - não há mais circos mambembes, os animais são proibidos, as crianças não esperam sua chegada à cidade e eu não posso mais fugir.

Essas lembranças me tomaram de súbito enquanto li "Água Para Elefantes" de Sara Gruen, é um livro que conta sobre um estudante de veterinária que abandona a universidade na época dos exames finais e pula em um trem em movimento - o trem do circo dos Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra - então ele passa a cuidar dos animais, tem uma paixão proibida, faz amizades incríveis, como a da elefanta Rosie, e tem que lidar com situações bem complicadas... (Em breve teremos um filme com lançamento previsto para esse mês.)
Uma forma de voltar ao universo mágico, e por vezes traiçoeiro do circo. De nos vermos  novamente sentindo o cheiro da pipoca, com os dedos melados de algodão-doce, sentados na platéia balançando os pés que não alcançam o chão, os olhos brilhando diante de uma cartola e um picadeiro. É dia de circo!


Um comentário:

  1. Amei teu post!
    nunca conheci ninguém com essa vontade de ser trapezista, achei legal.. mas ainda a história desse livro.. Já fiquei encantada e quero poder ler e assistir ao filme :)
    Ótima dica!!!

    ResponderExcluir