segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Agradecimento Aos Céus

Se me perguntares porque sumi, pedirei perdão. Não sei se é em razão dos afazeres ou se os afazeres são em razão da distração, que me faz pensar não ter outras coisas a fazer e assim, não ter tempo de lhes falar.
Perdão mais uma vez se as esqueci, juro não ser por mal! Adorava recitar sobre poesias e sonhos, dos que a gente sonha acordado ou dormindo - tanto faz, são todos sonhos, vontades ardentes, consequência do respirar. Saibas que ainda vejo o coelho na Lua...
E ainda que não me vejas, que seja só o vosso brilho - não te preocupes - eu vos vejo, confio e considero. É bom olhar para o alto, vos ver vigilantes e fiéis. É bom saber que tenho algum lugar para onde fugir depois daqui.
Das longas conversas olhando a pintura emoldurada pela janela, da chuva que passou e da espera; do entardecer, dos suspiros e do cheiro de terra; dos amigos deitados na grama, dos segredos e o pijama: A criança, a mudança e a lembrança.
Enfim estrelas, obrigada por ouvirdes minhas loucuras tagarelas!

"Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém… Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! (...) E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto… e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"
[O Pequeno Principe - Saint-Exupéry]

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo 
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, 
Que, para ouvi-las muita vez desperto 
E abro as janelas, pálido de espanto... 

E conversamos toda noite, enquanto 
A Via Láctea, como um pálio aberto, 
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto, 
Inda as procuro pelo céu deserto. 

Direis agora: "Tresloucado amigo! 
Que conversas com elas? Que sentido 
Tem o que dizes, quando não estão contigo?" 

E eu vos direi: "Amai para entendê-las! 
Pois só quem ama pode ter ouvido 
Capaz de ouvir e de entender estrelas". 


[Ouvir Estrelas - Olavo Bilac]

Um comentário: